Tuesday, August 3, 2010

Ocio

Ficar a toa em casa por alguns dias e' bom demais. Nao me lembrava da ultima vez que tinha acontecido de ficar assim uns dias a toa em casa como estou agora, me recuperando de uma cirurgia. Da' pra colocar a literatura em dia, ver uns filmes e documentarios, dormir aquele sono acumulado. Alem disso, da' pra assistir a jogos de qualidade duvidosa como os da Supercopa de Futebol Junior, do Torneio de Paris e da Copa Sulamericana (aka "Libertadores Serie B"). Se nao fosse o antibiotico proibindo a cerveja, seria perfeito.

Entretanto, esta parada esta' sendo extremamente util para pagar uns debitos pessoais com a astronomia. E tambem pra fazer um "catch up" com fotografia.

Como a maioria de voces nao sabe, estamos tendo um belo espetaculo no ceu neste mes de agosto. Nada menos do que 4 planetas estao relativamente proximos, passeando por cima das nossas cabecas; sao eles: Mercurio, Venus, Marte e Saturno, sendo que os tres ultimos estao especialmente proximos uns aos outros. Esse fenonemo e' conhecido como Conjuncao e estou aproveitando o tempo livre pra acompanhar esta de perto. Eu tirei umas fotos da conjuncao ontem, mas nao ficaram boas. Hoje eu aproveitei pra dar uma lida num livro que a Claudinha gatinha me deu e aprendi umas tecnicas que poderia usar pra melhorar as fotos. Passeando pelo bairro, encontrei um bom mirante que aparentemente pertence ao Colegio Magnum e resolvi tirar umas fotos por la.

O resultado da sessao de fotos de hoje esta' no Picasa. Voce pode usar o mapa do ceu abaixo pra te ajudar a localizar os planetas nas fotos. Venus e' o mais brilhante de todos, e Marte e Saturno estao acima.



As fotos estao bem melhores, mas ainda preciso aprender outras configuracoes da camera. Fotografia digital e' um trem bem complicado. Se conseguir mais fotos da conjuncao, postarei por aqui novamente.

2 comments:

  1. Ah! Ficaram ótimas as fotos!! Bem melhor que as de ontem mesmo! Fico feliz em saber que o livro está ajudando a tirar fotos melhores. Agora, é escritor e fotógrafo também...
    Beijos!

    ReplyDelete
  2. Oi Fred!

    As fotos ficaram excelentes, Vou até tentar fazer um Papel de Tela com algumas.

    Um grande abraço,
    Toninho & Breno - CEAMIG

    ReplyDelete