Thursday, August 5, 2010

Coincidencias

Ontem eu estava aqui, curtindo mais um dia da minha licenca medica procurando algo interessante pra observar no ceu, ja' que nao me restam outras coisas a fazer. Ja' estou comecando a cansar da vida pacata de paciente.

Acabei parando no Heavens Above pra procurar alguns satelites artificiais pra observar. Cheguei a observar dois satelites diferentes (tentei fotografa-los mas nao consegui) e tambem vi a passagem do Hubble sobre a nossa cidade, vindo de sudoeste e desaparcendo perto de Antares. Depois vou fazer um post sobre observacao de satelites, ja' que a maioria das pessoas nao sabe que e' possivel ver o Hubble e mesmo a Estacao Espacial Internacional a olho nu.

Entretanto, os satelites vao embora cedo e la pelas 20h ja nao tinha mais o que observar. Entao vi que o HA tambem traz informacoes dos asteroides. Nesta semana eu ja havia observado o Ceres, e asteroides sao astros legais de acompanhar por alguns dias, porque da' pra notar o movimento deles atraves das estrelas; alem disso, tenho um 20x80B Celestron, fica facil achar os asteroides no ceu.

Entao tive uma surpresa. O Vesta esta' bem pertinho ali da conjuncao de Venus, Marte e Saturno (e Mercurio)! Eu nao estava querendo sair de casa pra observar pro nariz nao ter que encarar o frio mais uma vez (nao tenho visao pro Oeste aqui do meu apartamento). Mas ai me lembrei das fotos que eu tinha tirado na segunda-feira! Seria possivel achar o Vesta naquelas fotos? Algumas delas tinham sido feito com um campo bem pequeno, talvez o asteroide estivesse la.

E estava. Veja a figura abaixo gerada pelo Stellarium, para aquela regiao do ceu no mesmo horario em que as fotos de segunda-feira haviam sido tiradas.



Agora compare o mapa acima com esta foto do Picasa. Se voce teve dificuldades para achar Vesta nesta foto, veja esta outra aqui com a marca da posicao. Sim, o asteroide aparece bem tenue nas fotos, principalmente porque o Picasa reduz a qualidade da foto durante o upload e, alem disso, a foto original ja havia sido tirada em situacoes nada favoraveis. Eu coloquei uma versao full da foto (10 MB) neste endereco.

Obviamente eu nao descobri nada demais, mas achei legal esta coincidencia. Isto me faz pensar em quantas descobertas cientificas (nao so' na Astronomia) acontecem por causa deste tipo de coincidencia. Sao coisas que tornam a ciencia ainda mais legal, mais interessante e intrigante, apesar de, obviamente, em Ciencia coincidencias nao serem a regra. Eu gostei desta secao deste artigo da Wikipedia que li ontem, e no final das contas tem um pouco a ver.

No comments:

Post a Comment